22 de October | 00:00

Sintego participa de seminário sobre Dia Mundial da Alimentação

A diretora do Sintego e presidenta do Conselho Estadual de Alimentação Escolar, Dinair Furtado, participou, no último dia 16, do Seminário sobre o Dia Mundial da Alimentação, promovido pelo Fórum Goiano sobre Agrotóxicos e pelos conselhos estadual e municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Conesam e Comsea). Na ocasião, foram feitos diversos debates sobre temas como distribuição de alimentos, uso de agrotóxicos, reforma agrária e agricultura familiar.

Durante o seminário, também foram realizados painéis, sobre os Impactos do Agronegócio na Saúde e no Meio Ambiente e O Papel das Cooperativas da Agricultura Familiar na Produção de Alimentos. A programação também contou com apresentação artística e uma feira com produtos orgânicos.

Segundo Dinair, o seminário teve como objetivo a discussão de um modelo de produção de alimentos mais saudáveis, sem o uso de agrotóxicos. “Temos que buscar a promoção de políticas públicas, programas e ações para assegurar a segurança alimentar”, ressaltou a diretora, que também é membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar.

Nessa data, países em todo o mundo se mobilizaram para uma programação que visa analisar o contexto e cenário atual da alimentação mundial para o desenvolvimento de novas políticas, programas e ações para a eliminação da fome no mundo e o aumento da segurança alimentar. O tema esse ano é Cooperativas Agrícolas Alimentam o Mundo e foi escolhido para reconhecer o papel das cooperativas em todo o mundo para a melhora da segurança alimentar e erradicação da fome.